sábado, 5 de março de 2011

PAZ NO TRÂNSITO - CARNAVAL 2011

PAZ NO TRÂNSITO




DÊ UMA OLHADINHA NA PÁGINA ESPECÍFICA DAS FOTOS DESSE PROJETO.
VOCÊ VAI GOSTAR!

JUSTIFICATIVA:
Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais.Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca. Através deste pensamento será trabalhado o tema "O Carnaval", de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.

OBJETIVOS gerais:
Através desse projeto criar condições para gerar o interesse nas crianças e despertar a curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreende-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.
O projeto tem como foco trabalhar a interdisciplinaridade do carnaval numa perspectiva de reconstrução do conhecimento, aliado aos recursos tecnológicos, como ferramenta fundamental para a socialização do conhecimento, disseminando informações e culturas, e, sobretudo não apenas transmitir, mas reconstruir o conhecimento. A melhor maneira de fazer com que isso aconteça é através da interdisciplinaridade. Trabalhar o carnaval de forma interdisciplinar envolve a contextualização do conhecimento, evocando fatos da vida pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania. Este projeto tem o intuito de ir além da simples justaposição de disciplinas, contando com a participação de educadores e educandos para que ambos possam interagir em busca de objetivos comuns.

OBJETIVOS específicos (objetivos conceituais)
* Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
* Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
* Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
* Desenvolver o gosto pela leitura;
* Trabalhar o raciocínio e a memória;
* Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
* Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
* Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
* Estimular o ritmo;
* Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;
* Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;
* Trabalhar com seqüência de numeração;
* Desenvolver a percepção usual do número;
* Trabalhar com psicomotricidade;

METODOLOGIA E tecnologias:
1. Montar uma sala de reportagem;
2. Trabalhar durante duas semanas em todas as aulas e em todas as disciplinas conteúdos e atividades relacionadas à história e a prática do carnaval (ver atividades)
3. Rodinha coletiva- segunda feira – abertura do projeto
3. Confecção de fantasias, alegorias e adereços com os alunos;
4. Desfile de rua – sexta feira

ATIVIDADES:
*Música, Poemas, Parlendas, Painéis, Pesquisa, Dança, Desenho, Pintura, Brincadeiras infantis, Jogos PARA O RECREIO, Ditado, Recorte e colagem, Carta enigmática, Literatura infantil, Atividades explorando a escrita de letras e números.

BAILE NA ESCOLA:


Blocos:
- Sinal Vermelho para a violência
- Sinal Verde para a alegria
- Dê a preferência da direção para quem está sóbrio
- Cinto de segurança, seu adereço principal
- Direção defensiva esse é o caminho!

FONTES DE PESQUISA:





Nenhum comentário:

Postar um comentário