quinta-feira, 31 de março de 2011

PROJETO HIGIENE E SAÚDE - EDUCAÇÃO INFANTIL

1. PROBLEMÁTICA:

A Organização Mundial de Saúde – OMS, o tema que todos brindam é a saúde e o mais completo estado de bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença relacionado a Saúde das pessoas, Significa que uma pessoa saudável não é aquela que não está doente, mas a que tem o corpo e a mente funcionando em harmonia, desempenhando os papéis que cabem a cada um e proporcionando o máximo de bem-estar, disposição e vitalidade.

2. JUSTIFICATIVA:
Em se tratando de educar para higiene corporal, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo. A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a todos, é preciso
facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão
decisivamente no cuidado com o corpo. Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajuda a viver melhor, sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade. Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene. Muitas vezes, nós, educadores, percebemos um certo desconforto em nossos alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar. É neste momento que devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo uma
tomada de consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura, etc. Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.

3. OBJETIVO GERAL:

1.     Conhecer o conceito de saúde, adotar a prática preventiva e colaborar com a saúde coletiva.
2.     Promover o consumo de alimentos saudáveis, manterem hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

4. ESTRUTURA DO PROJETO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

SERÁ DIVIDIDO EM QUATRO BLOCOS

4.1. Higiene – hábitos de higiene
4.2. Projeto Sorriso Bonito
4.3. Projeto Piolho
4.3. Alimentação Saudável







1ª AULA – DIA 04 DE ABRIL (segunda feira)

ASSUNTO: PROJETO HIGIENE

TEMAS: lavar as mãos, banho, pentear os cabelos, tomar água, banho de Sol

NA ACOLHIDA DO PRIMEIRO DIA

Usar a música “Dom Caração”  As crianças devem estar em circulo
Todas devem utilizar bolinhas de sabão na hora da música e a coreografia.
Depois conversar sobre os hábitos de higiene,falar do Projeto, sempre relembrando o que aprendemos no dia anterior.

EM SALA:

- Explorar com as crianças a necessidade da higiene pessoal para ter uma boa saúde, ter bons hábitos como beber água filtrada, lavar sempre as mãos, escovar os dentes, praticar esporte.
- Apresentar as embalagens e os rótulos dos produtos de higiene pessoas, trazidos de casa pelas crianças. Para que serve, onde compramos? Como usamos?
- Fazer uma exposição com os rótulos
- Antes e depois da hora do lanche ensinar o modo correto de lavar as mãos.
- Colar na agenda de cada aluno o recadinho sobre o projeto
- Preparar a lembrancinha para entregar no horário da saída. - Infantil III e IV – óculos do médico. Infantil V e 1º ano - 


3 comentários: