terça-feira, 1 de março de 2011

PROJETO RESPEITÁVEL PÚBLICO!

O DIA DO CIRCO - 2011


CAROS COLEGAS EDUCADORES, DISPONIBILIZAMOS O NOSSO PROJETO CIRCO. DEIXEM COMENTÁRIO.
SUCESSO E UM BOM TRABALHO.




PERÍODO: Março.

DURAÇÃO: 14 a 25 de março.
PÚBLICO ALVO: toda a escola

PROBLEMÁTICA:

ü  Apoiar, preservar e estimular a tradição da arte circense!
ü  Pouco a pouco, os palhaços - junto com os circos – foram perdendo espaço para o cinema, a televisão, os videogames...
ü  A infância ficou mais curta e a ingenuidade virou um fator de risco.
ü  Preservar a magia do circo é manter viva essa criança que temos dento de nós mesmos!
ü  Os maus tratos com os animais em cativeiro

JUSTIFICATIVA:
Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor!
Hoje tem marmelada? Tem sim senhor!
E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais.
E é em 27 de março aqui no Brasil o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria, o Palhaço. Comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.
Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.

O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.

OBJETIVO GERAL:

1. Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas e pedagógicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Desenvolver o gosto pelo circo;
2. Valorizar os profissionais do circo;
3. Identificar o circo como arte e resgatá-la
4. Despertar o gosto pela arte e pela música;
5. Identificar o trabalho realizado no circo como arte;
6. Conhecer e valorizar os profissionais que trabalham no circo.
7. Trabalhar e desenvolver a criatividade e a imaginação;
8. Desenvolver a motricidade ampla e fina;
9. Desenvolver e trabalhar o raciocínio e a atenção;
10. Desenvolver a coordenação motora de acordo com as atividades circenses
11.Desenvolver a percepção auditiva e visual da criança;
12. Executar movimentos básicos associados ao ritmo;
13. Desenvolver e trabalhar noções de tamanho e quantidade.
14. Identificar o trabalho realizado no circo como arte;
15. Refletir sobre o desrespeito aos animais preso.


EIXOS TEMÁTICOS:

Artes visuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia e corpo e movimento.

CONTEÚDOS:

· Data comemorativa: o dia do circo;
· Motricidade fina e ampla;
· Expressão corporal;
· Ritmo e dança;
· Equilíbrio;
· Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem;
· Noções de tamanho e quantidade;
· Historinhas e poema.
. Teatro
. Ética e cidadania

METODOLOGIA:

. Decoração da escola;
. Assistir ao DVD  Dumbo;
. Assistir ao DVD Xuxa Circo;
. Desfile do palhaço do circo;
. Conversa informal e questionamento sobre o desenho assistido e sobre o circo;
· Relatar os nomes de animais e profissionais existentes no circo;
· Músicas dramatizadas relacionadas ao circo/palhaço;
· Confecções de máscaras, babadinho (babeiro), móbile, viseiras e nariz e óculos do palhaço;
· Confecção de um mural sobre o artista circense
· Grafismo;
· Alinhavo, colagem, pintura com tintas;
· História em seqüência;
· Quebra cabeça do palhaço;
· Historinhas e poema: O leão cantor, O palhaço narigudo, O palhacinho, O aniversário do Palhaço;
· Jogos com figuras relacionadas ao tema.

MATERIAL DE APOIO
  • Tinta guache;
  • Cartolina;
  • TNT;
  • Milho de pipoca;
  • Balões;
  • Massa de modelar;
  • Papel cartão;
  • Máquina fotográfica;
  • Filme;
  • Televisão/DVD
  • Fantoches/dedoches
  • Saco de chão limpo;
  • Livros de histórias do circo
  • Papel crepom;
  • Fantasia;
  • Tinta para pintura do rosto;
  • Giz de cera;
  • Fita crepe;
  • Cola;
  • Revistas e jornais;
  • cartolinas
  • Camurças;
  • EVA

AVALIAÇÃO:

 Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

CULMINÂNCIA:

Festinha com acessórios e com a presença artistas circenses.


"O circo é, antes de tudo, um espetáculo visual. O palhaço faz tudo seriamente. Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos. Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir." (Leonid G. Engibarov)


Márcia Helena Sales
Consultoria Pedagógica

5 comentários:

  1. Parabéns a nossa supervisora Marcia Helena por sua dedicaçâo e carinho pela nossa Escola! o projeto Carnaval atigiu seu objetivo!

    ResponderExcluir
  2. O projeto Circo está maravilhoso! Vamos trabalhar para que seja mais um susesso! Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! ficou muito lindo o blog do Colégio.

    ResponderExcluir
  4. CAROS COLEGAS DE TRABALHO, MUITO OBRIGADA PELO APOIO. A AMIZADE E A COLABORAÇÃO SÃO MOTIVOS PARA NOS MANTERMOS MOTIVADOS.
    OBRIGADA MAIS UMA VEZ.
    MÁRCIA HELENA SALES

    ResponderExcluir
  5. Ford Transit Connect Titanium - Tirana - Titanium Art
    TITanium Art. Titanium Art. TITanium Art. TITIA. TITIA. TITIA. TITIA. TITIA. TITIA. TITIA. TITIA. TITIA. TITIA. TITIA. ion chrome vs titanium TITIA. TITIA. TITIA. aftershokz trekz titanium TITIA. TITIA. TITIA. TITIA. TITIA. TITIA. TITIA. TITIA. titanium hair trimmer TITIA. snow peak titanium TITIA. titanium white octane blueprint TITIA. TITIA.

    ResponderExcluir