quinta-feira, 31 de março de 2011

CAIXAS PEDAGÓGICAS - UMA FERRAMENTA EXTRAORDINÁRIA

 Veja que graça esta caixa pedagógica. Vamos fazer?
- Consiga uma caixa grande, de geladeira, televisão, freezer ou outra.
- Faça cortes em duas laterais da caixa de maneira que as crianças possam entrar e sair, cubra a caixa com EVA, fazendo cortes de diferentes formas para que as crianças introduzam os elementos: cubos, bolas, potinhos, caixas, tudo muito bem colorido!



Com esse brinquedo as crianças podem explorar a caixa, introduzir objetos de acordo com o formato, esconder-se, buscar elementos e outras propostas que surgirão deles mesmos.


OLHE ESSA OUTRA SUGESTÃO!




A participação ativa da criança e a natureza lúdica e prazerosa inerente a diferentes tipos de jogos têm servido de argumento para fortalecer a concepção segundo a qual se aprende matemática brincando. Portanto, seguindo este pensamento, o jogo cumprirá uma dupla função: lúdica e educativa.


CAIXA DAS VOGAIS!

O que é a Caixa das Vogais?

É uma atividade complementar ao trabalho realizado em classe com as vogais.
O aluno leva a caixa para casa e dentro dela uma vogal, que nem ele, nem os amigos sabem qual é. Junto com os pais, a criança reconhece a vogal e escolhe um objeto que se inicie com a mesma.
O aluno deverá trazer no dia seguinte a caixa fechada, com o objeto escolhido dentro e contar em segredo para a professora o que trouxe.
Depois, o grupo será orientado a explorar a vogal e o objeto surpresa.
É importante a participação dos pais para que a criança possa escolher o que deseja trazer e compartilhar com os amigos.
No final da atividade, a professora irá registrar com as crianças o que trabalharam e o objeto será devolvido no mesmo dia.







OBRIGADA AOS COLEGAS QUE POSTAM SUAS SUGESTÕES, QUE PARTILHAMOS IDÉIAS E EXPERIÊNCIAS.
DISPONIBILIZAMOS NOSSO BLOG.
neaescoladaterra.blogspot.com
Márcia Helena Sales

PROJETO HIGIENE E SAÚDE - EDUCAÇÃO INFANTIL

1. PROBLEMÁTICA:

A Organização Mundial de Saúde – OMS, o tema que todos brindam é a saúde e o mais completo estado de bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença relacionado a Saúde das pessoas, Significa que uma pessoa saudável não é aquela que não está doente, mas a que tem o corpo e a mente funcionando em harmonia, desempenhando os papéis que cabem a cada um e proporcionando o máximo de bem-estar, disposição e vitalidade.

2. JUSTIFICATIVA:
Em se tratando de educar para higiene corporal, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo. A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a todos, é preciso
facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão
decisivamente no cuidado com o corpo. Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajuda a viver melhor, sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade. Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene. Muitas vezes, nós, educadores, percebemos um certo desconforto em nossos alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar. É neste momento que devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo uma
tomada de consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura, etc. Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.

3. OBJETIVO GERAL:

1.     Conhecer o conceito de saúde, adotar a prática preventiva e colaborar com a saúde coletiva.
2.     Promover o consumo de alimentos saudáveis, manterem hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

4. ESTRUTURA DO PROJETO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

SERÁ DIVIDIDO EM QUATRO BLOCOS

4.1. Higiene – hábitos de higiene
4.2. Projeto Sorriso Bonito
4.3. Projeto Piolho
4.3. Alimentação Saudável







1ª AULA – DIA 04 DE ABRIL (segunda feira)

ASSUNTO: PROJETO HIGIENE

TEMAS: lavar as mãos, banho, pentear os cabelos, tomar água, banho de Sol

NA ACOLHIDA DO PRIMEIRO DIA

Usar a música “Dom Caração”  As crianças devem estar em circulo
Todas devem utilizar bolinhas de sabão na hora da música e a coreografia.
Depois conversar sobre os hábitos de higiene,falar do Projeto, sempre relembrando o que aprendemos no dia anterior.

EM SALA:

- Explorar com as crianças a necessidade da higiene pessoal para ter uma boa saúde, ter bons hábitos como beber água filtrada, lavar sempre as mãos, escovar os dentes, praticar esporte.
- Apresentar as embalagens e os rótulos dos produtos de higiene pessoas, trazidos de casa pelas crianças. Para que serve, onde compramos? Como usamos?
- Fazer uma exposição com os rótulos
- Antes e depois da hora do lanche ensinar o modo correto de lavar as mãos.
- Colar na agenda de cada aluno o recadinho sobre o projeto
- Preparar a lembrancinha para entregar no horário da saída. - Infantil III e IV – óculos do médico. Infantil V e 1º ano - 


domingo, 6 de março de 2011

PROJETO "O CIRCO" - MASCARAS, LEMBRANCINHAS

Caros colegas,
Disponibilizamos aqui algumas sugestões de trabalhos artísticos em EVA, isopor e papel para o Projeto O Circo.
Queremos agradecer aos colegas que como nós disponibilizam em seus blogs seu material para que possamos compartilhar.


Aqui estão algumas sugestões.


PORTA LÁPIS - GARRAFA PET

MOLDE DA LEMBRANCINHA ACIMA




MOLDE VISEIRA

CARTÃO PALHAÇO

PONTEIRAS PALHAÇOS



PORTA LÁPIS DE PALHAÇO

PALHAÇO DO PORTA LÁPIS


MOLDE DE MÁSCARA DE PALHAÇO




ÍMàDE GELADEIRA DE EVA


MOLDE DO ÍMàDE GELADEIRA - ACIMA


PONTEIRAS PARA LÁPIS - CABEÇA DO PALHAÇO - ISOPOR.

MÁSCARA DE PALHAÇO

MOLDE PARA A MÁSCARA DE PALHAÇO -  ACIMA


PALHAÇO DE EVA

MOLDE DO CORPO DO PALHAÇO

MOLDE PARA MONTAR O PALHAÇO
Gostaram?
Eu também. Agora é só colocar a mão na massa!
Sucesso!


Márcia Helena Sales
Consultoria Escolar
neaescoladaterra.blogspot.com

sábado, 5 de março de 2011

PROJETO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A MULHER E A CONQUISTA DE SEU ESPAÇO.
Caros colegas,
Colocamos aqui o nosso Projeto Mulher para o ano de 2011, deixem seus depoimentos, e então poderemos trocar sugestões.


Colégio Loureiro Mendes
Márcia Helena Sales
Consultoria  Escolar



PROJETO DIA DA MULHER

SER MULHER

Ser mulher não é ter nas formas de escultura,
No traço do perfil, no corpo fascinante,
A beleza que um dia o tempo transfigura
E um olhar deslumbrado atrai a cada instante.

Ser mulher não é só ter a graça empolgante,
O feitiço absorvente, a lascívia e a ternura;
Ser mulher não é ter na carne provocante
A volúpia infernal que arrasta e desfigura...

Ser mulher é ter na alma essa imortal beleza
De quem sabe pensar com toda a sutileza
E no próprio ideal rara virtude alcança...

É ter, simples e pura, os sentimentos francos...
E, ainda no fulgor dos seus cabelos brancos,
Sonhar como mulher, sentir como criança!

Carmen Cinira
1905-1933


ATIVIDADES ESPECÍFICAS

2º ANO
MURAL COM OBRAS LITERÁRIAS DE ESCRITORAS MULHERES:

>Clarice Lispector
>Hilda Hilst
>Cecília Meireles
>Liliane Prata
>Maria José Dupré
>Inês Istanisiere
>Thalita Rebouças
>Tatiana Belinki
>Ana Maria Machado
>Ruth Rocha
>Roseana Murray
>Cora Coralina
>Telma Guimarães
Lya Luft
Lygia Fagundes Telles
Ana Cristina César
Cora Coralina
Kátya Chamma 
Diva Cunha
Iracema Macedo
Lila Ripoll
Myriam Fraga
Neide Archanjo
Patrícia Rehder Galvão 
Zeli de Oliveira Barbosa
Zila da Costa Mamede
Raquel Naveira

3º ANO
MURAL COM MULHERES FAMOSAS – CANTORAS
- Ana carolina
- Adriana calcanhoto
- Angela ro ro
- Bete carvalho
- Carmen miranda
- Cassia eller
- Clara nunes
- Claudia leite
- Daniela Mercury
- Fafá de Belem
- Fernanda Abreu
- Gal Costa
- Ivete Sangalo
- Maria Rita
- Marjorie Estiano
- Rita Lee
- Roberta Miranda
- Sandra de Sá
- Vanessa da Mata
- Zélia Duncan

4º AN0
MURAL COM MULHERES FAMOSAS
-  Política
- Médica
- Advogada
- Cientista
- Pedagoga

5º ANO
MURAL SOBRE DILMA, A PRESIDENTA – SUA BIOGRAFIA


O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Para algumas pessoas pode ser estranho um homem estar comemorando o Dia Internacional da Mulher, mas para quem é homem de verdade pode haver assunto mais interessante e festivo do que a mulher? (depois de Deus, é claro!).
O Dia Internacional da Mulher está ligado aos movimentos socialistas feministas de fins do século XIX aos inícios do século XX que reivindicavam a igualdade entre homens e mulheres em todas as áreas da sociedade. O primeiro "Dia da Mulher" foi comemorado em Chicago em 3 de maio de 1908, onde 1500 mulheres reclamavam igualdade de direitos com os homens. Em 1909 foi comemorado em Nova Iorque em 28 de fevereiro, e enfatizava o direito da mulher ao voto. Em 1910, foi comemorado em 27 de fevereiro, após um período de mais de três meses de greve, na qual 80% dos grevistas eram mulheres. Tal greve chamou a atenção da sociedade da época para a situação precária das mulheres. Em 1911, inspiradas pelas mulheres norte-americanas, as alemãs celebram o dia da Mulher em 19 de março, e as suecas em primeiro de maio. Na Rússia, ainda sob o regime dos Czares, as mulheres que celebraram o Dia da Mulher foram duramente reprimidas, chegando a ser presas. Mas o movimento foi ganhando vulto internacional, e em cada país era celebrado numa data diferente, e sempre enfatizava o direito das mulheres ao voto. Em 1914, as alemãs comemoram no dia 8 de março, escolhendo essa data mais por questões práticas do que em homenagem a algum acontecimento especial.
Em 1922, o Dia Internacional da Mulher foi oficializado em 8 de março. O motivo do porquê esta data foi escolhida tem duas histórias:
- A história mais popular é que esse dia homenageia às 129 mulheres mortas em 1857 em Nova Iorque que reivindicavam melhores condições de trabalho. O dono da fábrica Cotton trancou na mesma suas funcionárias, as quais reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 16 para 12 horas e um salário mais justo. Depois de trancá-las, ele ateou fogo no prédio, queimando-as vivas. 
- A outra história seria que as mulheres russas, em 1917, escolheram o Dia da Mulher de para fazerem uma greve contra a fome, a guerra e o regime czarista. As operárias deixaram as fábricas e saíram às ruas, atraindo a massa popular a tal ponto que o incidente deu início a Revolução Russa que derrubou o regime czarista. Isto ocorreu em 23 de fevereiro no calendário russo, que coincide com 8 de março do calendário ocidental (gregoriano). Em 1921, a Conferência Internacional das Mulheres Comunistas propôs o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher em comemoração a atitude das mulheres russas.
Independente do real da escolha dessa data é que o 8 de março está aí, firme e forte. No ano 2000, o 8 de março foi celebrado com a Marcha Mundial das Mulheres que mobilizou mulheres de 161 países contra a fome e a violência contra o sexo feminino.
Infelizmente vemos como a injustiça e a discriminação estão por traz de alguns dias comemorativos: Dia do Índio, Dia de Tiradentes, Dia da Consciência Negra, etc. Eles existem por causa de injustiças contra pessoas e grupos minoritários. Porém a discriminação contra a mulher é a mais brutal, pois independente de cultura ou cor da pele, o sexo é divisão mais básica da humanidade; depois vem a família, a raça, a religião...
Desde a mais remota antiguidade a desigualdade de direitos entre homens e mulheres vem percorrendo os séculos . Na Antiguidade, seja no Ocidente ou no Oriente, a mulher era praticamente propriedade de seu marido, e seu principal valor estava em ser esposa, e ser esposa para ser mãe, para gerar herdeiros legítimos para o marido. Ai das estéreis daqueles dias, pois não podiam cumprir o único papel importante que a sociedade lhes reservava. As culturas antigas celebravam o nascimento de um homem e menosprezavam o de uma mulher, isto é, quando não matavam a criança recém-nascida do sexo feminino.
A mulher não tinha importância na vida pública: era incapaz juridicamente, tinha papel inferior na vida religiosa, não podia herdar, nem possuir. Trabalho feminino, por mais produtivo que fosse, praticamente só beneficiava o homem, pois a mulher não podia enriquecer por conta própria. A mulher foi vítima inclusive de "santos" de várias religiões que a viam simplesmente como fonte de tentação para sua "santidade".
Quase exclusivamente, só as cortesãs, as amantes dos poderosos, tinham certa liberdade e "se podiam dar ao luxo" de ter uma vida sentimental e intelectual, pois estavam a serviço do prazer do homem, e não de sua descendência. Por isso, em muitas literaturas antigas, como a chinesa, a japonesa e a vietnamita, essas mulheres se encontram entre seus melhores escritores.
Agora me pergunto, se seria necessário para uma mulher desenvolver seu potencial intelectual e sua liberdade sentimental viver quase como uma prostituta? Será que no contexto da família ela não pode desenvolver seus talentos? Se desde o princípio o homem compreendesse a dignidade que Deus confere a mulher isso jamais aconteceria. Em Gênesis 1.26,27, diz que a mulher, como o homem, foi feita à imagem e semelhança de Deus. Se as culturas antigas e modernas reconhecessem essa dignidade não seriam feitas tantas injustiças. Os problemas de raça e cultura não passam de desculpas esfarrapadas quando vemos a atitude de Jesus para com a mulher . 
"...pois a dignidade da mulher não depende de cultura, religião ou raça, e sim no fato dela ter sido criada a imagem e semelhança de Deus..."
Na época de Jesus a mulher era em tudo inferior ao homem. As mulheres eram praticamente excluídas da vida religiosa, os rabinos discutiam se a mulher tinha alma, homens judeus e greco-romanos agradeciam aos Céus por não terem nascido mulher, elas não eram consideradas testemunhas fidedignas, ter amizade com mulheres ou conversar com elas em público era escandaloso (mais por que a mulher era considerada um ser inferior do que para fugir da aparência do mal). Arriscando seu prestígio, e passando por cima desses "tabus", Jesus quebra esse comportamento machista: 
- Conversa sozinho com uma mulher samaritana (para espanto de seus discípulos) quebrando dois preconceitos: o sexual e o racial (João 4.4-42);
- Tem amigas (Lucas 10.38-42; João 11.5,33 e 12.1-8) e seguidoras (Lucas 8.1-3; Marcos 15.40-41);
- É surpreendente que as mulheres, que eram consideradas testemunhas sem valor, sejam escolhidas como as primeiras testemunhas da ressurreição de Cristo (Marcos 16.1-7)
- Quando Jesus defende a indissolubilidade do matrimônio (Mateus 19.3-6), ele beneficia as mulheres, pois na época o homem podia se divorciar da mulher por qualquer motivo banal.
- Jesus, arriscando sua reputação, defende do preconceito uma mulher de vida pecaminosa (Lucas 7.36-48) e arriscando a vida , salva da morte uma mulher adúltera (João 8.1-11). É bom observar, que Jesus defendeu as mulheres, e não os pecados delas.
Existem várias outras atitudes de Jesus que enobrecem as mulheres, porém as alistadas à cima ilustram bem o fato de que Jesus não se prendeu aos padrões de sua época em relação à mulher, pois a dignidade da mulher não depende de cultura, religião ou raça, e sim no fato dela ter sido criada a imagem e semelhança de Deus.
Muitas vezes nos surpreendemos aos padrões bíblicos da submissão da mulher ao homem. Mas é bom lembrarmo-nos de que o texto bíblico trata das funções dentro do lar, onde o homem é o cabeça. Isto nada deprecia a mulher, pois o padrão de Deus é a mulher se submeter ao marido, como uma figura da Igreja se submetendo a Cristo (Efésios 5.22-33). Os machões de plantão não devem se vangloriar de ser cabeça como se isso fosse permissão para fazer o que bem entenderem com a mulher. Pois, se a mulher deve representar a Igreja, o homem deve representar a Cristo. Cristo maltratou alguma mulher? Não reconheceu Ele a dignidade das mulheres? Mirem-se no exemplo do tratamento de Jesus para com as mulheres e saberão o que é ser cabeça.
O último censo do IBGE registrou o crescimento dos evangélicos, e registrou também que a maioria dos evangélicos é composta por mulheres. Portanto, a Igreja deve pensar e agir à luz da Bíblia mostrando qual é o referencial que a mulher tem no propósito de Deus, para que ela não seja presa de preconceitos que mutilam seu potencial, e nem seja "solta" na libertinagem, sendo mais um objeto sexual do que uma pessoa.
Por isso viva ao Dia Internacional da Mulher! Pois ele nos lembra a justa luta do sexo feminino para que a sociedade que reconheça as dignidades da mulher, principalmente a dignidade de ter sido feita a imagem e semelhança do Criador.
Graça e Paz!

Joalsemar Araújo

PAZ NO TRÂNSITO - CARNAVAL 2011

PAZ NO TRÂNSITO




DÊ UMA OLHADINHA NA PÁGINA ESPECÍFICA DAS FOTOS DESSE PROJETO.
VOCÊ VAI GOSTAR!

JUSTIFICATIVA:
Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais.Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca. Através deste pensamento será trabalhado o tema "O Carnaval", de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.

OBJETIVOS gerais:
Através desse projeto criar condições para gerar o interesse nas crianças e despertar a curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreende-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.
O projeto tem como foco trabalhar a interdisciplinaridade do carnaval numa perspectiva de reconstrução do conhecimento, aliado aos recursos tecnológicos, como ferramenta fundamental para a socialização do conhecimento, disseminando informações e culturas, e, sobretudo não apenas transmitir, mas reconstruir o conhecimento. A melhor maneira de fazer com que isso aconteça é através da interdisciplinaridade. Trabalhar o carnaval de forma interdisciplinar envolve a contextualização do conhecimento, evocando fatos da vida pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania. Este projeto tem o intuito de ir além da simples justaposição de disciplinas, contando com a participação de educadores e educandos para que ambos possam interagir em busca de objetivos comuns.

OBJETIVOS específicos (objetivos conceituais)
* Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
* Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
* Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
* Desenvolver o gosto pela leitura;
* Trabalhar o raciocínio e a memória;
* Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
* Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
* Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
* Estimular o ritmo;
* Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;
* Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;
* Trabalhar com seqüência de numeração;
* Desenvolver a percepção usual do número;
* Trabalhar com psicomotricidade;

METODOLOGIA E tecnologias:
1. Montar uma sala de reportagem;
2. Trabalhar durante duas semanas em todas as aulas e em todas as disciplinas conteúdos e atividades relacionadas à história e a prática do carnaval (ver atividades)
3. Rodinha coletiva- segunda feira – abertura do projeto
3. Confecção de fantasias, alegorias e adereços com os alunos;
4. Desfile de rua – sexta feira

ATIVIDADES:
*Música, Poemas, Parlendas, Painéis, Pesquisa, Dança, Desenho, Pintura, Brincadeiras infantis, Jogos PARA O RECREIO, Ditado, Recorte e colagem, Carta enigmática, Literatura infantil, Atividades explorando a escrita de letras e números.

BAILE NA ESCOLA:


Blocos:
- Sinal Vermelho para a violência
- Sinal Verde para a alegria
- Dê a preferência da direção para quem está sóbrio
- Cinto de segurança, seu adereço principal
- Direção defensiva esse é o caminho!

FONTES DE PESQUISA:





terça-feira, 1 de março de 2011

PROJETO RESPEITÁVEL PÚBLICO!

O DIA DO CIRCO - 2011


CAROS COLEGAS EDUCADORES, DISPONIBILIZAMOS O NOSSO PROJETO CIRCO. DEIXEM COMENTÁRIO.
SUCESSO E UM BOM TRABALHO.




PERÍODO: Março.

DURAÇÃO: 14 a 25 de março.
PÚBLICO ALVO: toda a escola

PROBLEMÁTICA:

ü  Apoiar, preservar e estimular a tradição da arte circense!
ü  Pouco a pouco, os palhaços - junto com os circos – foram perdendo espaço para o cinema, a televisão, os videogames...
ü  A infância ficou mais curta e a ingenuidade virou um fator de risco.
ü  Preservar a magia do circo é manter viva essa criança que temos dento de nós mesmos!
ü  Os maus tratos com os animais em cativeiro

JUSTIFICATIVA:
Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor!
Hoje tem marmelada? Tem sim senhor!
E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais.
E é em 27 de março aqui no Brasil o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria, o Palhaço. Comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.
Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.

O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.

OBJETIVO GERAL:

1. Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas e pedagógicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Desenvolver o gosto pelo circo;
2. Valorizar os profissionais do circo;
3. Identificar o circo como arte e resgatá-la
4. Despertar o gosto pela arte e pela música;
5. Identificar o trabalho realizado no circo como arte;
6. Conhecer e valorizar os profissionais que trabalham no circo.
7. Trabalhar e desenvolver a criatividade e a imaginação;
8. Desenvolver a motricidade ampla e fina;
9. Desenvolver e trabalhar o raciocínio e a atenção;
10. Desenvolver a coordenação motora de acordo com as atividades circenses
11.Desenvolver a percepção auditiva e visual da criança;
12. Executar movimentos básicos associados ao ritmo;
13. Desenvolver e trabalhar noções de tamanho e quantidade.
14. Identificar o trabalho realizado no circo como arte;
15. Refletir sobre o desrespeito aos animais preso.


EIXOS TEMÁTICOS:

Artes visuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia e corpo e movimento.

CONTEÚDOS:

· Data comemorativa: o dia do circo;
· Motricidade fina e ampla;
· Expressão corporal;
· Ritmo e dança;
· Equilíbrio;
· Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem;
· Noções de tamanho e quantidade;
· Historinhas e poema.
. Teatro
. Ética e cidadania

METODOLOGIA:

. Decoração da escola;
. Assistir ao DVD  Dumbo;
. Assistir ao DVD Xuxa Circo;
. Desfile do palhaço do circo;
. Conversa informal e questionamento sobre o desenho assistido e sobre o circo;
· Relatar os nomes de animais e profissionais existentes no circo;
· Músicas dramatizadas relacionadas ao circo/palhaço;
· Confecções de máscaras, babadinho (babeiro), móbile, viseiras e nariz e óculos do palhaço;
· Confecção de um mural sobre o artista circense
· Grafismo;
· Alinhavo, colagem, pintura com tintas;
· História em seqüência;
· Quebra cabeça do palhaço;
· Historinhas e poema: O leão cantor, O palhaço narigudo, O palhacinho, O aniversário do Palhaço;
· Jogos com figuras relacionadas ao tema.

MATERIAL DE APOIO
  • Tinta guache;
  • Cartolina;
  • TNT;
  • Milho de pipoca;
  • Balões;
  • Massa de modelar;
  • Papel cartão;
  • Máquina fotográfica;
  • Filme;
  • Televisão/DVD
  • Fantoches/dedoches
  • Saco de chão limpo;
  • Livros de histórias do circo
  • Papel crepom;
  • Fantasia;
  • Tinta para pintura do rosto;
  • Giz de cera;
  • Fita crepe;
  • Cola;
  • Revistas e jornais;
  • cartolinas
  • Camurças;
  • EVA

AVALIAÇÃO:

 Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

CULMINÂNCIA:

Festinha com acessórios e com a presença artistas circenses.


"O circo é, antes de tudo, um espetáculo visual. O palhaço faz tudo seriamente. Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos. Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir." (Leonid G. Engibarov)


Márcia Helena Sales
Consultoria Pedagógica